23 de fev. de 2022

You are to me Vol.01 - Prólogo

Prólogo – O chão

 
 Foi ontem mesmo, voltando do dentista, eu estava no ônibus com minha filha.  Naquela noite o sol ainda não havia se posto, deixando claro quantos assentos vazios havia no ônibus.  Sentamos lado a lado em um assento para duas pessoas e eu deixei minha filha sentar perto da janela.  Ela tinha acabado de fazer nove anos recentemente.  A animalidade de sua tenra idade gradualmente desaparecendo de seu dia a dia à medida que ela se tornava cada vez mais humana.  Embora ela ainda estivesse naquele estágio em que parecia estar imitando uma pessoa em vez de realmente ser uma.  Foi então que minha filha me fez uma pergunta com um sorriso atrevido no rosto.  Ela perguntou:

 "Por que o céu é azul?"

 Naquele momento, minha mente viajou mais de vinte anos atrás.  De volta ao inverno distante do meu segundo ano no ensino médio.

 “No terceiro semestre do meu terceiro ano, apareceu um estudante transferido.”  Tentei continuar a história assim, mas não ia bem, não importa quantas vezes eu apagasse e rebobinasse.  O tempo contido nesses vinte e dois anos desde então mudou tantas coisas.

 Tome o lugar onde eu morava então.  Não uma ‘cidade’, mas um ‘lugar’.  Essa é a única maneira que eu posso descrevê-lo.  Uma grande cidade suburbana com um raio de 4 km.  Isso foi Sama New Town em 2009. Hoje em dia, o desenvolvimento fez seu curso na cidade, então há todas aquelas lojas e prédios de escritórios, mas naquela época, ainda era uma cidade simples.  Conjuntos habitacionais, uma escola e um centro comercial.  Isso era tudo que aquele lugar era.  Era minha casa, o centro do meu mundo e a única realidade que eu conhecia.

 Há uma memória que tenho de lá.

 Um dia, enquanto eu assistia distraidamente a um programa de variedades, uma personalidade da TV que era uma jovem foi questionada sobre seus sonhos para o futuro.  Ela respondeu que queria abrir uma pequena loja.  Para mim, isso soou tão fantástico quanto alguém dizendo que queria se tornar uma princesa.  Não havia como eu saber nem imaginar que ela morava em um lugar com muitas lojinhas.  A Sama New Town em 2009 não tinha, pelo menos que eu saiba, uma única pequena loja.

 Lojas pequenas eram para mim então, uma fantasia parecida com magia e princesas.

 Tantas coisas mudaram desde então.  Tanto que é difícil decidir por onde começar a história.  Voltemos a essa pergunta: “Por que o céu é azul?”.  Isso é uma coisa que nunca mudou.  O céu está azul até agora.

 Aquele que me ensinou o quão assustadora era essa pergunta não era outra senão Mana.

 *

 Etou Mana?

 E. T. O. U. M. A. N. A.

 Hmmm….  Mmmmmmm... Hmmm... Realmente não é muito um nome agora, não é?  Não importa se isso realmente deixou uma grande impressão em mim.  Eu queria que a admiração que senti então fosse culpa do nome.

 Se eu fosse uma mulher de trinta e sete anos, talvez tivesse dito que foi o design do panfleto que me impressionou.  Era um panfleto bem feito.  Bom o suficiente para fazer você querer usá-lo como pôster e colar na parede do seu quarto.

 No panfleto havia cabelos castanhos ondulados claros, um suéter verde de gola alta e um texto azul marinho exibindo o slogan: “Eu serei o Abençoado”.  O terço inferior do panfleto tinha um mangá explicando o que era “O Abençoado”.

 “Na morte, o homem pode ir para o céu, ou pode ir para o inferno.  Aquele que determina seu destino é Lord Enma.  Ele pesa o peso de suas ações ao longo de sua vida.  Suas boas e más ações comparadas pelo seu peso.  Se suas boas ações forem mais pesadas, você vai para o céu.  Se suas más ações forem mais pesadas, você vai para o inferno.  Mas se lhe faltar o peso de um canudo em boas ações para inclinar a balança, o inferno espera…

 Realmente, uma situação terrível.  Não tema, confie no Abençoado.

 Recolha Abençoados Fudas e incline a balança.  Você estará a caminho do céu!”

 Mesmo!  Eu vejo, eu vejo.  Então é isso que eles querem dizer com as bênçãos do Abençoado.  Um conceito que aparece frequentemente em mangás e animes.  Esse é o Abençoado.  Agora, vamos ver um filme de 1971, “The Wandering Knife: Run, Kumakichi”.  Seu protagonista é um chef errante chamado Kumakichi que vai de um lugar para outro no Japão.  É ambientado em Shonan e a avó da heroína ocupa a posição de Abençoada.  Ao assistir ao filme, você entende o que é o Abençoado.

 Em uma cena próxima ao início do filme, Kumakichi vai ao distrito comercial, onde encontra um pequeno prédio semelhante a um escritório.  Lá dentro, ele descobre uma parede cheia de fileiras de pequenos pedaços de papel com palavras escritas em letra cursiva.

 “Ei, o que você sabe que este distrito comercial ainda tem um Abençoado, hein?  Não vejo mais tanto.”, Kumakichi diz.

 Os papéis na parede são o que eles chamam de Abençoados Fudas, cada um registrando uma oferenda dada ao Abençoado.  Embora Kumakichi olhe para os Abençoados Fudas, ele não consegue ler em letra cursiva.  É quando a heroína faz sua aparição dando a Kumakichi uma explicação básica de como ler a letra cursiva.

 No dia seguinte, Kumakichi se depara com a própria Abençoada.

 “Eu nunca vi você antes.  Você não é daqui”, diz O Abençoado, “Se você vai ficar um pouco, faça uma oferenda.  Estou com vontade de comer alguns morangos.  Eu sou o Abençoado”.

 “Alguma atitude você tem para um Abençoado”, diz Kumakichi em choque.

 No entanto, ele compra morangos e os oferece ao Abençoado.  Ela pega metade e deixa o resto para Kumakichi.

 A Abençoada faz uma careta como se estivesse fazendo uma grande caridade.  Como se ela estivesse dizendo: “Não seja tímido, aceite o presente”.  Kumakichi fica mais uma vez surpreso e sai para ir para casa.

 Mais tarde, Kumakichi vai ver seu Abençoado Fuda e esbarra na heroína novamente.

 Ela o elogia: “Kumakichi-san, você tem um coração tão generoso.  Você será verdadeiramente recompensado em bênçãos.”

 E assim, sementes de amor são plantadas no coração de Kumakichi.

 Alguns dias depois, Kumakichi vê O Abençoado em uma hamburgueria perto do distrito comercial.

 “Ei, sua bruxa!  Que tipo de Abençoado usa dinheiro?!' diz Kumakichi com raiva.

 O Abençoado finge ignorância e responde: “Hm?  Você deve ter a pessoa errada.”

 Kumakichi, perplexo e muito zangado para falar,  amaldiçoa quando o Abençoado parte: "Aquela bruxa é maluca, mas uma fraude.  Acho que suas bênçãos não valiam merda nenhuma.

 O filme continua com Kumakichi correndo por aí tentando resolver os problemas domésticos da heroína e do Abençoado.  De qualquer forma, o Abençoado que aparece neste filme é o que as pessoas normalmente imaginam que um Abençoado seja.

 Uma velha em um pequeno santuário semelhante a um escritório localizado dentro de um distrito comercial.  Ela circula pedindo aos visitantes do distrito comercial que façam oferendas, escreve as oferendas em pequenas tiras de papel (Blessed Fudas) e as cola na parede.  Além disso, um Abençoado nunca deve entrar em contato com dinheiro.  É por isso que todas as ofertas devem ser na forma de itens.

 Eu basicamente tinha a mesma imagem dos Abençoados e nunca pensei tanto sobre isso.  No entanto, quando você começa a questionar coisas como “Quais são as bênçãos do Abençoado?”  ou “Quem patrocina o santuário do Abençoado?”, tudo começa a convidar a mais perguntas.

 De acordo com o folheto, as bênçãos afetam o processo de pesagem de Lord Enma.  Diz aqui que um Abençoado Fuda é igual ao peso de uma palha que será adicionada ao peso de suas boas ações.  Realmente, porém, apenas um canudo?  Isso não é quase nada.  Bem, a mesquinhez de tudo isso faz parecer mais realista.

 Quanto ao santuário, bem, deixe-me dizer o que deduzi.  Pelo que eu juntei, a empresa que está distribuindo este panfleto é a mesma que está patrocinando o santuário do Abençoado, Etou Mana.  Então dei uma boa checada no flyer novamente e vi o endereço do enorme shopping center perto da minha casa.  COMS Hakusan.

 Isso faz sentido.  Um centro comercial é mais ou menos um distrito comercial.  Agora que penso nisso, o COMS Hakusan tem vários espaços vazios aqui e ali.  Talvez eles pensassem que isso seria um bom uso em vez de apenas deixá-los vazios.

 Usar os espaços vazios do inquilino está bem e todos, menos um Abençoado?  Sim!  Eu vejo, eu vejo.  Hmm…

 Há muito tempo, aparentemente não era muito raro que os distritos comerciais tivessem um Abençoado, mas eles pararam de existir há mais de uma década.  Mesmo em um filme de 1971, há uma frase como “Não vejo mais tanto assim”, então dificilmente há alguém que possa relembrar os Abençoados agora, exceto os idosos.

 “Interessante, hein?”, meu pai disse.

 Ele tinha acabado de voltar das compras e estava estendendo aquele panfleto para eu olhar.

 “Você já viu um Abençoado na vida real?”  Perguntei.

 “Não sou tão velho assim”, disse.

 Papai guardou o casaco e as compras no armário e na geladeira, respectivamente.  A julgar por esses ingredientes, o jantar de hoje à noite será hot pot.

 “Aposto que vai ser legal vê-la”, eu disse.

 "O que você está falando?  Ela não é uma Abençoada.  Ela é apenas uma garota que eles estão usando para fazer propaganda”, disse meu pai.

 Mesmo que ele tenha dito que era interessante, ele imediatamente se tornou cínico sem aviso prévio.  Esse é o meu pai para você.

 Papai tirou o gorro de tricô e passou um secador de cabelo na cabeça calva.  Meu pai insiste que o calor do secador ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo na cabeça, retardando o processo de calvície.

 “Bem, os Abençoados sempre foram velhinhas depois de tudo”, eu disse.

 Etou Mana.

 Ela é baixa.  Provavelmente cerca de 150 cm.  Seu cabelo era longo, castanho, ondulado e encaracolado.  O sorriso dela na foto era menos maquiado, distante e animado.  Era como se ela fosse um animal selvagem.  Esse definitivamente não era o sorriso de uma garota digna de sentar e ficar bonita.

 Eu me pergunto quantos anos ela tem.  Ela parece ter a mesma idade que eu.

 “Esqueça isso, você sabe que um Abençoado nunca deve entrar em contato com dinheiro?  É ridículo.  Ninguém poderia viver confortavelmente assim.  Por isso estou dizendo que é fake.  Ela está apenas fingindo.  Apenas fingindo ser um Abençoado”, disse meu pai.

 Mas o Abençoado que apareceu em “The Wandering Knife” usou dinheiro secretamente e isso deveria ser um retrato realista.  Como você pode saber como é um “verdadeiro” Abençoado?

 Não que eu vá dizer isso ao pai.

 "O quê mais?"  Perguntei.

 “Olhe para este cartão anexado ao panfleto.  Você deveria escrever seu nome e outras coisas nele e mostrar quando você receber um Blessed Fuda escrito para você”, disse papai.

 "Okay, certo.  Eles estão tentando dizer que essa garota pode escrever em letra cursiva?  papai bufou obviamente pensando que era impossível.

 “Talvez ela use um laptop e imprima usando uma impressora portátil”, papai disse animado, apesar de apenas zombar dela.

 Foi quando eu entendi o que o pai estava tão animado.  Ele estava ansioso para ver o quanto ela trairia suas expectativas.  Papai é bem do contra.

 Olhei para o panfleto novamente, olhando fixamente para a foto.

 Etou Mana.  E. T. O. U. M. A. N. A. Sim, é realmente o nome.  Repeti o nome dela, tentando me convencer.  Ao fazer isso, meus olhos vagaram não para o nome dela, mas para aquele sorriso dela que era como um animal selvagem.  Eu não conseguia desviar o olhar.

 Eu fui atraído por ela.  O tempo todo, eu estava simplesmente inconsciente do fato.

 *

 No COMS Hakusan, havia placas em tamanho real de Etou Mana por toda parte.  Eles usaram a mesma foto, o mesmo slogan que estava no panfleto.  Todas essas placas tinham uma contagem regressiva dizendo “X mais dias”.

 Alguns locais onde as placas foram colocadas foram a entrada, perto do elevador, no meio da praça de alimentação, as paredes do espaço inquilino do santuário (atualmente em construção) e assim por diante.  A razão pela qual eles sentiam que eu estava em todos os lugares era porque ela estava muito em minha mente.  A maioria das pessoas se acostumaria com essas placas em breve e até esqueceria sua existência.

 O fim das férias de inverno chegou e o número em “X dias restantes” tornou-se 0. E assim, as placas foram todas substituídas por novas dizendo “Eu sou o Abençoado”.

 As fotos nas novas placas mostravam uma foto lateral de Mana usando uma caneta fude para escrever um Abençoado Fuda, mas sem um sorriso nem um olhar para a câmera.  Vendo-a assim, percebi pela primeira vez o quão bonita ela era.  Eu atribuí isso a ela ser uma garota de campanha.

 Além disso, o fato de que eles usaram uma foto dela escrevendo para as placas deve significar que a própria Mana estaria escrevendo os Abençoados Fudas.  Em cursiva, também.  Papai disse que ela provavelmente usaria um laptop e imprimiria a escrita, mas isso não era verdade.

 Cursiva.  A heroína de “The Wandering Knife” explicou que os peões em shogi que aparentemente tinham o caractere hiragana “to” escrito nas costas eram na verdade o caractere kanji que significa “agora”.  Além disso, esse caractere era na verdade um substituto para o caractere kanji que significa “dinheiro”.  Depois de ouvir essa explicação, Kumakichi ficou humilhada pela profundidade de seu conhecimento.  Até eu me senti humilhado ao ouvir isso.  “Para” tornando-se “agora” e depois tornando-se “dinheiro”?  É tão difícil quanto entender inglês!

 Não só ela é bonita, ela pode escrever em letra cursiva também né?  Isso é incrível, considerando que ela pode ser mais jovem do que eu.

 Fiquei completamente humilhado por Etou Mana e fiquei com medo de conhecê-la.  Ora, na frente dela eu poderia ser um lixo!  Hoje vou me limitar a olhar de longe.

 Quando fui ao espaço de inquilinos do santuário, as paredes que cercavam o canteiro de obras já haviam sido derrubadas, deixando fileiras de quadros de avisos para que os Abençoados Fudas fossem rebocados.  Tanto o quadro quanto os postes dos quadros de avisos foram feitos de madeira lisa.  As telhas funcionavam como telhados para os quadros de avisos.  Os quadros de avisos cercavam o espaço do inquilino do lado de fora, enquanto o interior tinha bancos colocados.

 Tudo bem então, Etou Mana não está aqui.  No centro do santuário havia uma placa familiar que tinha um fuda de madeira com as palavras “Andando pelas lojas”.

 Mesmo sem o Abençoado, o santuário estava em clima festivo.  Pessoas de todas as idades estavam em frente aos quadros de avisos olhando para os Abençoados Fudas.  Assim como eu estava fazendo naquele momento.

 É apenas o primeiro dia e, no entanto, os quadros de avisos já tinham cerca de uma centena de tiras do Abençoado Fuda.  Eles foram todos escritos em escrita padrão, o que me permitiu lê-los.  O conteúdo variava de geladeiras a meias e todos os tipos de itens necessários para a vida diária de uma pessoa.  Muitos dos itens dos Abençoados Fudas não apenas tinham seus nomes, mas também estampavam fotos coloridas.


Enquanto eu olhava para eles, tive uma noção de qual direção o COMS Hakusan estava seguindo.  Tinha algo a ver com as fotos dos produtos e dos doadores.  Se os doadores fossem inquilinos do COMS Hakusan, então os Abençoados Fudas teriam fotos de seus produtos que ofereceram ao Abençoado.  Todos os Abençoados Fudas sem fotos tinham simplesmente “A Associação” creditado como doador.

 A Associação?  Que?  Por mais intrigado que eu estivesse, logo notei uma explicação escrita em um poste.  “A Associação Abençoada.  Esse é o grupo que apoia o Abençoado.  Os Abençoados Fudas que têm o doador creditado à ‘Associação’ são oferendas da Abençoada Associação”.  Abaixo dessa explicação havia uma lista de membros da Associação Abençoada de COMS Hakusan.  Aproximadamente um quarto dos inquilinos do COMS Hakusan foram listados um após o outro.

 Comparei a lista e os Abençoados Fudas.  Todos os doadores que usaram seus nomes eram membros da Associação Abençoada.  Parece que apenas os produtos que não foram vendidos por nenhuma das lojas dos membros foram comprados em grupo e, portanto, creditados como “A Associação”.

 Os inquilinos são todos empresas em primeiro lugar, então seu objetivo deve ser os lucros potenciais da publicidade extra, em vez de “bênçãos”.  Dito isto, era bastante o sistema.  Na troca com o Bem-aventurado Fudas, uma geladeira e uma caneta esferográfica tinham o mesmo valor: apenas uma tira.  Esses dois itens eram tão diferentes um do outro em seu valor em dinheiro e, no entanto, os Abençoados Fudas que foram trocados por eles eram os mesmos não apenas em número, mas até em tamanho.  Eu me pergunto por que os patrocinadores concordaram com isso.

 Mesmo apesar de tudo isso, há uma centena de papéis aqui.

 Pauzinhos, sabonete corporal, sapatos, roupa interior, secador de cabelo, secretária, aspirador, caixote do lixo, detergente, lâmpada fluorescente, chaleira, lençóis, ferro de engomar, fita celofane, saco, espátula, corta-unhas  etc. Quem teria pensado que uma pessoa precisava tanto apenas para viver.  Olhei para cerca de vinte fudas pensando que faziam sentido, mas fiquei entediado com os que vieram depois.  Quando eu estava na metade de todos os fudas, me senti absolutamente cansado de olhar e desisti.

 Bem, de qualquer forma, deixe-me dizer o que deduzi.  Pelo que juntei, o fato de que entre as oferendas escritas nos Abençoados Fudas há coisas como geladeira, secador de cabelo e aspirador de pó apontam para Etou Mana morar sozinho.  Na verdade, eu iria mais longe e diria que ela só começou a viver sozinha quando foi decidido que ela seria a Abençoada.

 Espere um segundo, agora que penso nisso, a Abençoada em “A Faca Errante” também morava sozinha, apesar de sua neta (a heroína) morar no mesmo bairro.  Talvez viver sozinho faça parte de ser um Abençoado.

 Depois de olhar para todos aqueles Abençoados Fudas, eu senti que estava cheio.  Acho que vou deixar o encontro com o Abençoado para mais tarde e fazer algumas compras antes de ir para casa.

 Então pensei enquanto me dirigia à livraria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!! _ (: 3 」∠) _

Por favor Leia as regras

+ Sem spam
+ Sem insultos
Seja feliz!

Volte em breve (˘ ³˘)